domingo, 23 de outubro de 2016

PRAIA DO ROSA: BELEZA NATURAL E REFINADA NO LITORAL CATARINENSE

Destino de belas praias combina sofisticação com pés descalços e clima descontraído...

Da sacada da Quinta do Bucanero, uma pousada no centro da Praia do Rosa, a atração da litorânea cidade catarinense é óbvia. Empoleirado no topo de um penhasco, o hotel de dez quartos é cercado pela selva tropical e montanhas cobertas de florestas, com vista para um amplo trecho de areia dourada e duas lagoas. Surfistas pontilham as ondas e orquídeas perfumam o ar.

Resultado de imagem para quinta do bucanero

Localizada no estado de Santa Catarina, a Praia do Rosa fica a cerca de uma hora de carro ao sul de Florianópolis, a famosa capital do Estado, conhecida pelas mais de 40 praias que se tornaram uma base do jet-set internacional.

Resultado de imagem para praia do rosa localização

Apesar do adorável cenário, a Praia do Rosa demorou a atrair viajantes e infraestrutura turística. Mesmo hoje, só conta com duas ruas pavimentadas; o resto é composto por caminhos de terra. Porém, a chegada de novos moradores que se estabeleceram aqui nos últimos anos para abrir pousadas, restaurantes e bares está transformando este local antes não desenvolvido num destino litorâneo chique que pode começar a atrair parte dos visitantes regulares de Florianópolis. Por ora, ela oferece uma beleza natural maravilhosa e uma combinação curiosa de sofisticação e atmosfera relaxada e pés no chão.

Resultado de imagem para atmosfera na praia do rosa

Durante o verão, a vida noturna costuma começar ao pôr do sol, quando grupos de surfistas e suas pranchas voltam da praia e casais começam a encher as mesas das boates elegantes, algumas das quais têm vista para o mar e as lagoas. À medida que cai a noite, uma multidão bem vestida, a maioria abaixo dos 40 anos, toma conta dos poucos bares que cercam a rua principal da cidade, pavimentada pela metade, bebendo caipirinha de manga e taças de vinhos argentinos recentes. O pano de fundo sonoro é composto por reggae ao vivo e djs internacionais rodando remixes pop.

Resultado de imagem para atmosfera na praia do rosa

Praia do Rosa significa literalmente "praia do Rosa". O nome não provém da cor de sua areia, mas de Dorvino Manoel da Rosa, um dos primeiros pescadores a ocupar uma casa perto da praia, na década de 1970. Então, não havia muita atividade por aqui; a principal estrada que leva à cidade, a BR 101, que liga Rosa a Florianópolis, ainda não existia, e o acesso era difícil. Rosa era apenas uma simples vila de pescadores. A população ainda é pequena - existem cerca de 20 mil pessoas morando em Ibiraquera, área que inclui a Praia do Rosa, comparadas aos 400 mil de Florianópolis - embora as coisas estejam começando a mudar.

Resultado de imagem para pescadores em praia do rosa

Beleza Pura, por exemplo, é um dos bares que animam a cena noturna, que agora vai até as 3h ou 4h da madrugada durante a alta temporada (de dezembro a abril; durante o resto do ano, a maioria dos estabelecimentos só abre no fim de semana). O bar costuma ter bandas ao vivo e djs do mundo inteiro, se apresentando para um público lotado.
Outra atração são os restaurantes que oferecem os abundantes frutos do mar. O mais notável é o Lua Marinha, aberto em 2001, que serve pratos refinados e descomplicados usando apenas ingredientes locais. A partir de um deque de madeira voltado para uma lagoa, os fregueses podem ver os pescadores partindo para trazer as opções do jantar da próxima noite. Uma refeição recente começou com ceviche de polvo temperado com pimenta jalapeño finamente picada, acompanhado pelo prato principal, para dois, de camarões pequenos e excepcionalmente doces, cobertos por um molho grosso de ervas misturadas.

Resultado de imagem para restaurante lua marinha

Efetivamente, vistas impressionantes estão disponíveis por toda cidade. Trilhas pelos morros ao redor levam a praias acessíveis somente a pé e completamente desertas. Também é possível observar baleias saltando, algo mais comum entre julho e novembro. Durante as caminhadas, preste atenção na colorida flora, como bromélias vermelhas e amarelas, açucenas cor de rubi, orquídeas e jaqueiras carregadas com frutos do tamanho de bolas de futebol.

Resultado de imagem para trilhas em praia do rosa

Nenhum comentário: