sábado, 15 de outubro de 2016

AS MAIS BELAS PRAIAS DE SANTA CATARINA

Com 500 km de praias, cortadas por rios e lagoas, cercadas por montanhas verdes e Mata Atlântica preservada, o Estado catarinense foi abençoado por um belo litoral. Opções para estender a toalha não faltam, o difícil é escolher o canto de areia perfeito. Em Florianópolis, há quem prefira o isolamento de Lagoinha do Leste, enquanto outros gostam mesmo da agitação da praia Mole. Há ainda a simplicidade da Guarda do Embaú e a sofisticação de Jurerê Internacional. Os surfistas correm logo para Quatro Ilhas e Joaquina. Em comum, todas encantam os visitantes pela beleza e merecem uma visita.

FLORIANÓPOLIS

1 - Lagoinha do Leste

O acesso difícil preservou a praia de Lagoinha do Leste da multidão de veranistas da capital catarinense. Cercada pela Mata Atlântica preservada, só é possível chegar até ela por trilha, a partir das praias de Armação e do Pântano Sul. Na alta temporada, é possível fazer o trajeto de barcos, partindo das mesmas praias. Quem encara os obstáculos, no entanto, se depara com uma das paisagens mais bonitas da ilha. Cercada por costões verdes, a faixa de areia tem o mar clarinho de um lado e o rio de outro. Nas dunas, visitantes brincam de sandboard com pedaços de madeira.

2 - Jurerê
Resultado de imagem para jurerê em floripa

Destino queridinho de modelos, famosos e endinheirados, a praia de Jurerê é um dos destinos mais badalados do verão no litoral brasileiro. De mar calmo e faixa de areia estreita, ela é separada por uma linha imaginária em duas partes. No lado direito está Jurerê, que recebe muitas famílias e é composta por casas de veraneio, hotéis e pousadas. Já Jurerê Internacional é a praia do condomínio mais sofisticado da ilha. Ali estão os famosos e bem frequentados beach clubs, como o Parador 12 e o Café de La Musique. 

3 - Ilha do Campeche

Resultado de imagem para ilha do campeche em floripa

Um dos passeios mais procurados em Florianópolis, a Ilha do Campeche, uma área de proteção ambiental, tem praia de areia branquinha e águas transparentes. Durante a visita, vale a pena aproveitar o mar cristalino para fazer snorquel. Aproveite também para percorrer as trilhas que levam a sítios arqueológicos com pinturas rupestres. O acesso à ilha é somente por barco, a partir da praia de Armação (o trajeto dura 30 minutos).

4 - Joaquina

Resultado de imagem para joaquina em floripa

Quem não gosta de ficar parado encontra na praia da Joaquina um bom lugar para passar o dia. Suas águas geladas de ondas fortes são bastante procuradas pelos surfistas. Já as dunas são tomadas por profissionais e amadores com pranchas de sandboard, que podem ser alugadas no local. A longa orla é boa para caminhadas e, no canto esquerdo, há rochas que os turistas adoram escalar para tirar fotos.

5 - Mole

Resultado de imagem para mole em floripa

Próxima ao centro, a praia Mole é a mais badalada de Florianópolis. Cercada por morros verdes, sem construções à vista, o local é frequentado por jovens e moças de corpos sarados. Nas areias fofas, oportunidades para paquerar não faltam. O canto esquerdo é o preferido do público GLS, especialmente no Bar do Deca. Caminhando pelo lado esquerdo até o fim, há uma trilha para a praia de Galhetas, frequentada por naturistas.


6 - Quatro Ilhas

Resultado de imagem para quatro ilhas em bombinhas

Uma das praias preferidas dos surfistas e dos jovens que frequentam Bombinhas, Quatro Ilhas tem boas ondas no seu canto direito, onde existe até uma escolinha de surf para iniciantes. Do lado esquerdo, o mar é mais tranquilo, bom para quem quer se banhar nas águas cristalinas. A vista do local também desperta a atenção. O seu nome deve-se às quatro ilhas que podem ser avistadas da praia, Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo.

GAROPABA

7 - Ferrugem


Resultado de imagem para ferrugem em garopaba

Considerada um dos melhores points de surfe do Brasil, Ferrugem atrai ainda um público bonito em busca de agito. Para ver e ser visto, vá ao canto esquerdo da praia onde a paquera rola solta, especialmente na alta temporada. À noite, bares e casas noturnas garantem animação até o amanhecer. Quer mais sossego? No canto direito da praia, depois dos costões de pedras, há piscinas naturais calminhas. Da praia da Ferrugem também saem trilhas para quem quer explorar outras enseadas.

IMBITUBA

8 - Barra de Ibiraquera

Resultado de imagem para barra de ibiraquera em imbituba

Ao sul da praia do Rosa, a Barra de Ibiraquera tem uma extensa faixa de areia cortada por um riacho que faz a ligação entre a lagoa e o mar. O local é conhecido por seus bons ventos para a prática do windsurfe a kitesurfe, que dão um colorido especial à paisagem. A praia tem ondas fortes e as famílias com crianças preferem a calmaria das águas da Lagoa de Ibiraquera.

9 - Praia do Rosa


Resultado de imagem para praia do rosa em imbituba

No município de Imbituba, a 80 km ao sul de Florianópolis, a Praia do Rosa conta apenas com duas ruas pavimentadas, o restante são vielas de terra. Ainda assim, nos últimos anos, pousadas e restaurantes charmosos têm pipocado por lá. Esta antiga vila hippie recebe hoje um público democrático, formado por famílias, casais e jovens amigos. É fácil entender o porquê. Emoldurada por costões de verde e pedra, a beleza do local impressiona. A Praia do Rosa é considerada uma das baías mais bonitas do mundo. No inverno, ela tem ainda outro atrativo: as baleias-franca que visitam a região, de julho a novembro, para procriar e amamentar seus filhotes.

PALHOÇA

10 - Guarda do Embaú


Resultado de imagem para guarda do embaú em palhoça

Uma das praias mais bonitas do litoral catarinense, Guarda do Embaú, um distrito de Palhoça, é um vilarejo de vielas de terra ou de paralelepípedos. No verão, turistas lotam as areias, mas os dias tranquilos imperam no restante do ano. Para chegar à praia sem se molhar é preciso atravessar o rio da Madre em barquinhos de pescadores. A praia de areia branca e fina, cercada pelo costão verde, tem mar agitado de águas geladas que atraem surfistas. O rio, de águas mais escuras, é calminho, bom para quem quer relaxar.





Nenhum comentário: