sexta-feira, 28 de outubro de 2016

BALEIAS PODEM SER VISTAS EM SANTA CATARINA ATÉ NOVEMBRO

Desde julho as baleias francas se exibem para os turistas no sul de Santa Catarina, onde vão para dar à luz seus filhotes...


As gigantes começam a chegar em Santa Catarina em julho, para acasalar ou dar à luz. Estão fugindo das águas geladas da Antártida, onde passaram o verão enchendo a barriga de crustáceos minúsculos chamados krill. Até novembro, elas curtem férias por aqui, atraindo visitantes para uma modalidade de ecoturismo em ascensão: a observação de baleias. 

Resultado de imagem para avistagem de baleias no litoral sul de santa catarina

Para vê-las mais de perto, vale participar de passeios em embarcações adaptadas. Duas empresas baseadas em Garopaba, cidade vizinha a Imbituba, são licenciadas pela APA (Área de Preservação Ambiental) para oferecer o passeio, a Vida, Sol e Mar e a outra chama-se Base Cangulo. Antes do embarque, há uma breve palestra sobre a anatomia, comportamento e os hábitos das francas na sede do IBF (Instituto Baleia Franca). Uma dica é nunca encostar nos animais, porque o homem não tem imunidade contra bactérias e vírus que habitam sua pele. O borrifo em formato de V", por exemplo, é uma característica da espécie - e ajuda a localizá-la no mar. Também não bater o pé no fundo do barco quando os animais estiverem perto, o que pode deixá-las desorientadas.

Resultado de imagem para avistagem de baleias no litoral sul de santa catarina

Nenhum comentário: