quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM SANTA CATARINA

As baleias cruzam os oceanos em uma longa viagem de milhares e milhares de quilômetros. Elas deixam as regiões geladas dos polos, Norte e  Sul, e partem em busca de águas mornas, onde podem ter e amamentar seus filhotes. E dão as caras pelo litoral de vários países, fazendo a alegria dos turistas.
Resultado de imagem para grupo vida sol e mar observação de baleias
Durante todo o ano, é possível avistar as intrépidas viajantes, já que cada espécie tem sua temporada de migração. A observação de baleias – ou whalewatching – é feita em alto mar a bordo de pequenas embarcações.
Resultado de imagem para grupo vida sol e mar observação de baleias
Não se pode garantir a aparição dos enormes cetáceos, mas com a ajuda de sonares e guias especializados, além de um tantinho de sorte, dá para sentir a emoção de ficar pertinho das grandonas.
De julho a novembro, as baleias franca dão as caras no litoral catarinense. O melhor mês para observá-las é setembro, quando chegam pertinho da costa. As praias de Imbituba, Garopaba e Laguna são as preferidas das grandalhonas, que chegam a 18 metros.
Imagem relacionada
Depois de se alimentar na região da Antártida, elas procuram águas mais quentinhas para amamentar os filhotes. Repare na cabeça cheia de rugosidades que são a principal característica da espécie e que funciona como um tipo de impressão digital. Na verdade, são milhares de minúsculos crustáceos chamados de “piolhos de baleias” que vivem ali como parasitas por toda a vida.
Quem leva: Vida, Sol e Mar

Nenhum comentário: