segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE

A Lagoa do Peri em Florianópolis, Palmas em Governador Celso Ramos foram certificadas com a Bandeira Azul na temporada 2015/2016

Certificação ambiental do Programa Bandeira Azul (http://www.bandeiraazul.org.br/). Possuir esse selo significa ter o reconhecimento de suas ações sustentáveis. Princípios como educação ambiental, segurança para banhistas, qualidade da água e do meio ambiente costeiro formam a base dos critérios avaliados pelo programa. 
Resultado de imagem para bandeira azul lagoa do peri
Uma Bandeira Azul é válida por um ano e pode ser renovada após outra avaliação. Para se manter com ela, o destino também tem de comprovar que as práticas sustentáveis continuam sendo tiradas do papel. O programa está em 49 países, são cerca de 4100 bandeiras no mundo. Todos os lugares devem atender aos mesmos critérios básicos. 
Resultado de imagem para bandeira azul lagoa do peri
Mais que beleza
Ninguém contesta a presença de Cartagena das Índias, na Colômbia, Hue, no Vietnã, e a brasileira Praia do Rosa, em Santa Catarina, na lista das baías mais bonitas do mundo.
Mas assim como as outras 27 integrantes desse grupo de elite, elas não foram parar lá simplesmente por seus dotes naturais. Também apresentam potencial para difundir os preceitos do turismo sustentável.
Imagem relacionada
As baías são eleitas pela associação The Most Beautiful Bays in the World (http://world-bays.com/), criada em 2007 para ajudar a incentivar o ecoturismo. A instituição acredita que elegendo os pontos mais bonitos do mundo - e colocando-os na mira da mídia - conseguirá provocar uma reflexão sobre a necessidade de práticas sustentáveis para a manutenção dos patrimônios.
Por isso, ganham vaga no clube baías que, além de formidável beleza, incluam parte da riqueza histórica e cultural de seus países.



Nenhum comentário: