quinta-feira, 3 de novembro de 2016

AS 15 MELHORES CIDADES PARA SE VIVER EM SANTA CATARINA

A partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) listamos os municípios catarinenses mais bem avaliados...


Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (http://www.atlasbrasil.org.br/2013/), divulgado em 2013.


Resultado de imagem para idh florianópolis

A capital de Santa Catarina aparece na primeira posição entre as cidades catarinenses com melhor IDHM, com um índice de 0,847. Uma das três capitais insulares do Brasil, Florianópolis é mundialmente conhecida pelas belas praias, que atraem turistas do mundo todo. Na economia, a capital catarinense se destaca no comércio e serviços, em boa parte impulsionados pelo turismo, produção de mariscos e atuação de empresas de tecnologia. A cidade também abriga a sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Resultado de imagem para idh balneário camboriú

O segundo melhor índice de desenvolvimento humano das cidades de Santa Catarina pertence a Balneário Camboriú, com 0,845. Município da foz do Rio Itajaí com população de 125 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2014, a cidade chega a abrigar 1 milhão de pessoas durante a alta temporada. São milhares de turistas que buscam a cidade para desfrutar de suas praias. Assim como Florianópolis, Balneário Camboriú baseia sua economia na prestação de serviços e no comércio.

3. Joaçaba

Resultado de imagem para joaçaba

Em terceiro lugar, com IDHM de 0,827, está o município de Joaçaba. Localizada longe das praias, no Oeste catarinense, a cidade tem pouco mais de 28 mil habitantes e integra a região do Contestado, alvo de disputa entre Paraná e Santa Catarina no começo do século 20. Inicialmente, o nome da cidade era Cruzeiro e posteriormente mudou para Joaçaba, que em tupi tem significado parecido: “cruz”. Na economia, o município se destaca na indústria de equipamentos agrícolas e na produção agropecuária.


Resultado de imagem para idh joinville

Com 550 mil habitantes, Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina. Localizada na região nordeste do estado, está em 21ª colocação entre as cidades brasileiras com melhor IDHM, com índice de 8,809. Conhecida como “cidade das flores”, o município organiza todos os anos a tradicional Festa das Flores, evento oficial do município há mais de 70 anos. Outro evento de destaque é o Festival de Dança, considerado um dos maiores do mundo. Em Joinville está localizada a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, com 305 alunos do Brasil, Argentina, Colômbia, Holanda e Paraguai. Economicamente, Joinville é o terceiro maior polo industrial do sul do Brasil, abrigando diversas empresas, inclusive a Fundição Tupy, a maior do mundo em seu segmento.

5. São José

Resultado de imagem para idh são josé em santa catarina

Integrante da Região Metropolitana de Florianópolis, São José tem o mesmo índice de IDHM de Joinville, mas apresenta resultado ligeiramente menor em relação a itens específicos, como longevidade. Com 225 mil habitantes, o município está em 5º lugar no ranking da economia de Santa Catarina, principalmente graças às mais de 1.200 indústrias e os 6.300 estabelecimentos comerciais. A pesca artesanal, a maricultura, produção de cerâmica utilitária e a agropecuária completam o perfil econômico da cidade.

6. Rio Fortuna

Resultado de imagem para idh rio fortuna em santa catarina

A pequena Rio Fortuna, com 4.500 habitantes, a maioria vivendo na área rural, tem IDHM de 0,806, mesmo índice de Blumenau, mas aparece à frente por apresentar melhores resultados na avaliação de renda e escolaridade. Localizada ao pé da Serra Geral, a cidade é cercada por montanhas e vales, apresentando bom potencial ecoturístico. Na economia destaca-se pela produção de leite, de móveis e de madeira.

Resultado de imagem para blumenau

A cidade da Oktoberfest brasileira tem população de 310 mil habitantes. Chamada de “pequena Alemanha”, Blumenau foi fundada por alemães em 1850. A influência germânica se mantém até hoje nos costumes, edificações e na principal festa da cidade, a Oktoberfest Blumenau, que atrai mais de 450 mil pessoas. Economicamente, além do turismo, a cidade destaca-se pela produção de têxteis, abrigando fabricantes de grandes marcas de roupas, metalurgia, mecânica e informática.

Resultado de imagem para idh jaraguá do sul

Com IDHM de 0,803, o município tem população de 160 mil habitantes e está entre os principais polos econômicos de Santa Catarina. Algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções tem sede na cidade. A festa tradicional mais popular é a Schützenfest (Festa do Atirador) organizada pela Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. O evento resgata as tradições germânicas e oferece durante 10 dias apresentações musicais e folclóricas, competições de tiro, comidas típicas e desfiles.

9. Rio do Sul

Resultado de imagem para idh rio do sul em santa catarina

Principal município da região do Alto Vale do Itajaí, possui IDHM de 0,802 e população de 66 mil habitantes. Economicamente a cidade se destaca na área da indústria, principalmente nos setores metal-mecânico, eletrônico e confecções. Para manter as tradições germânicas, anualmente a cidade promove a Kegelfest – Festa Nacional do Bolão. Como é banhada por vários rios, Rio do Sul de tempos em tempos precisa lidar com os prejuízos causados pelas enchentes.

10. São Miguel do Oeste

Resultado de imagem para idh são miguel do oeste em santa catarina

Maior município do Extremo-Oeste de Santa Catarina, possui 40 mil habitantes e IDHM de 0,801. O nome do município é uma junção do nome do padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, e do nome do distrito que deu origem à cidade, Vila Oeste. Na economia predominam as pequenas e médias empresas, com destaque para as indústrias do setor metal-mecânico, construção civil e comércio. Outro grande gerador de renda é o setor agropecuário, principalmente a produção de carne e leite.

11. Concórdia

Resultado de imagem para idh concórdia em santa catarina

Com IDH de 0,800 e 72 mil habitantes, Concórdia, a 450 quilômetros de Florianópolis, é terceira maior cidade do oeste catarinense e lidera a produção nacional de suínos e aves. Não por acaso, ali nasceu a Sadia. A maior bacia leiteira de Santa Catarina e o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves também estão em Concórdia. Em 2014, o município obteve o primeiro lugar estadual no índice Firjan de qualidade de vida, que leva em conta indicadores de educação, saúde, emprego e renda.

12. Tubarão

Resultado de imagem para idh tubarão em santa catarina

Engana-se quem pensa que a cidade localizada no Sul catarinense deve seu nome ao peixe de dentes afiados e que causa medo em muita gente. Com 100 mil habitantes e IDHM de 0,796, Tubarão é chamada assim devido ao Rio Tubarão, que corta a cidade, e que em tupi-guarani era chamado de Tubá-Nharô (“pai feroz”). Em 1974 a cidade enfrentou uma grande enchente, mas conseguiu se recuperar. Hoje, destaca-se como um polo comercial da região. No turismo, atrai visitantes graças às estâncias termais e o passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor. É a cidade sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

13. Itapema

Resultado de imagem para idh itapema em santa catarina

Conhecida como “Capital dos Ultraleves” por causa do número de voos, Itapema é reconhecida pela boa infraestrutura que oferece aos visitantes de suas belas praias, cercadas por morros e vegetação. Com IDHM igual ao de Tubarão, só fica abaixo dela pelo desempenho menor em educação. A cidade foi colonizada por portugueses e até hoje mantém resquícios da cultura açoriana. Está entre as cidades catarinenses que mais recebe turistas e tem no setor a principal fonte de renda. 

14. Itajaí

Resultado de imagem para idh itajaí em santa catarina
A sede do maior porto pesqueiro do país possui IDHM de 0,795. Localizada na foz do Rio Itajaí-Açu, a cidade foi colonizada inicialmente por portugueses, depois por alemães, e sempre teve uma forte ligação com a navegação. O Porto de Itajaí é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres e o maior exportador de carnes congeladas do país. O município ainda abriga cerca de 50 empresas beneficiadoras de pescado. A frota de pesca conta com 500 barcos e responde por 20% da produção nacional. Em Itajaí também está localizada a maior universidade privada de Santa Catarina.
15. Brusque
Com 105 mil habitantes, Brusque tem o mesmo IDHM de Itajaí, mas é superada nos índices educacionais. Sua economia é baseada nos setores metal-mecânico, têxtil, comércio e serviços. Foi colonizada principalmente por germânicos, mas também recebeu outros povos, como irlandeses, britânicos, americanos, italianos e poloneses. A festa oficial do município é a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, realizada em outubro, e que conta com comidas típicas alemãs, apresentações folclóricas e musicais e feira com diversos produtos.


















8 comentários:

Anônimo disse...

brusque pra variar é a ultima colocada

Anônimo disse...

Como?? Brusque a ultima... Tens no mínimo mas 280 cidades piores que Brusque??
última das 15. mas constar na lista das 15 ja represente muito. Olha não sou de Brusque, mas tem que valorizar

Unknown disse...

Cadê Chapecó??

Anônimo disse...

Floripa morei lá isso ai é palhaçada

Unknown disse...

Estranho isso, como Concórdia estar nessa posição se é a sexta melhor em qualidade de vida no Brasil.

Anônimo disse...

Com referência a cidade de São miquel do oeste sugiro pesquisar sobre a indústria móvel eira local que não é citada no texto

Anônimo disse...

Todas as cidades são maravilhosas pra se viver inclusive Porto União minha cidade natal e viva Santa Catarina

Anônimo disse...

Conheço um pouco de SC, já rodei um tanto por suas estradas litorâneas e em outras na serra. Sou capixaba e gosto muito de SC, povo hospitaleiro, educado, com indústrias importantes no cenário nacional. Jaraguá do Sul e Guarda do Embaú, serra e litoral, pontos opostos mas igualmente belos. Sou capixaba de nascimento, mas catarinense se coração, quando sair minha aposentadoria quero morar em SC.