terça-feira, 6 de março de 2018

NO AGITO DOS FOLIÕES

Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul têm se destacado como destino para o carnaval de grupos de amigos e famílias

Resultado de imagem para carnaval em santa catarina


Desfiles de escolas de samba, blocos de rua, festas na praia, shows e baladas noturnas: assim é o carnaval de Santa Catarina. O turista que optar por se divertir no Estado vai encontrar boas opções para todas as idades e públicos, principalmente em Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul. Um dos locais que mais atrai turistas no Brasil é a capital catarinense. A ligação de Florianópolis com o carnaval teve início no começo do século XX, quando ex-escravos participavam de blocos de festejos. Com o tempo, muitos destes blocos deram origem às escolas de samba, que vêm aprimorando a produção das fantasias e alegorias. No total, 17 escolas desfilam na Passarela do Samba Nego Quirido

Imagem relacionada

Se a opção for aproveitar ao máximo a folia na rua, a dica é começar a festa no Enterro da Tristeza, que abre o carnaval de Floripa na quinta-feira que antecede o feriado.

Resultado de imagem para bloco enterro da tristeza

No dia seguinte, milhares de pessoas se reúnem na festa Berbigão do Boca, criada em 1992 e muito conhecida pelo desfile dos bonecos gigantes que eternizam personalidades carnavalescas e do folclore da cidade. No sábado, sai o Bloco dos Sujos, conhecido por atrair homens travestidos de mulher. Shows, DJs tocando em bares e baladas, além de blocos de rua nos bairros, completam a programação. 

Resultado de imagem para bloco dos sujos em floripa

Não muito distante da capital, o Balneário Camboriú reúne quem quer aproveitar a festa na beira da praia e também em casas noturnas, nos blocos de rua ou na praça com shows. O local tem atraído diversos públicos devido à programação, abarcando os mais diversos gostos musicais.


Imagem relacionada


No oeste do Estado, Joaçaba tem no desfile das escolas de samba sua característica principal. Na festa, a avenida 15 de Novembro é transformada em sambódromo para receber os foliões em camarotes e arquibancadas.

Resultado de imagem para carnaval em santa catarina

Paralelamente, há também blocos que se concentram na Praça da Catedral. Para dar um tempo da folia, nada melhor do que aproveitar o Parque Termal, o Parque Três Pinheiros e o passeio de trem Maria Fumaça em Piratuba, a 60 quilômetros de Joaçaba. 

Resultado de imagem para piratuba

Outro point do carnaval catarinense é Laguna, ao sul do Estado, local escolhido por muitos jovens. A programação oficial no município conta com trios elétricos, shows regionais e blocos que saem às ruas a partir de sexta-feira. A maior concentração de turistas se dá nas ruas da Praia do Mar Grosso

Resultado de imagem para carnaval em laguna

O carnaval catarinense vem se destacando no cenário nacional. Uma das razões para o sucesso se deve ao planejamento e à organização de associações e ligas municipais e estaduais, formação de parcerias privadas, bem como público-privadas para melhor estruturar o carnaval da região.


Nenhum comentário: