domingo, 8 de outubro de 2017

BOAS HISTÓRIAS PARA CONTAR

De norte a sul do estado não faltam construções que transformam qualquer viagem em momentos inesquecíveis

TRÊS FRONTEIRAS
Dionísio Cerqueira
Resultado de imagem para marco das três fronteiras em dionísio cerqueira

No limite entre Paraná e Santa Catarina e na fronteira do Brasil com a Argentina, está o painel com as imagens das padroeiras do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e da Argentina, Virgem de Luján – cada uma voltada em direção ao seu país de origem. Às sextas-feiras, brasileiros e argentinos se reúnem no local para uma missa e turistas podem aproveitar para fotografar as três fronteiras – Paraná, Santa Catarina e divisa com território argentino. 

PARQUE SINO DA PAZ
Frei Rogério
Resultado de imagem para parque sino da paz frei rogerio

Principal comunidade japonesa do Sul do Brasil, a cidade de Frei Rogério começou a receber imigrantes na primeira metade da década de 60. Um museu foi erguido no município para lembrar a colonização nipônica e os ataques atômicos a Hiroshima e Nagasaki. O sino recolhido nos destroços de Nagasaki ganhou um monumento na praça e é tocado uma vez por ano para lembrar a tragédia que devastou o Japão. 

PRAÇA DO AVIÃO 
Resultado de imagem para praça do avião em rio negrinho
http://www.rionegrinho.sc.gov.br/c/aviao

A praça Odelgard Sapucaia ficou conhecida como praça do avião devido à réplica de um T6, avião monomotor pilotado por Odelgard e abatido na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ao redor da praça há prédios com arquitetura alemã e o inusitado edifício onde funciona a prefeitura da cidade, com arquitetura inspirada no velho oeste americano. Na praça parte o trem de onde sai a Maria Fumaça que faz passeios até Rio Natal. 

MORRO DA ANTENA
Ibirama
Resultado de imagem para tirolesa morro da antes em ibirama

Os mil metros de cabo de aço partem do Morro da Antena até o centro da cidade naquela que é considerada a maior tirolesa urbana do Brasil. A aventura funciona de domingo a domingo, exceto quando não há condições climáticas para a descida. Há ainda a modalidade noturna, com percurso de cerca de 7 km, praticada apenas nas noites de lua cheia, e quando as condições climáticas se mostrarem favoráveis. 

CAMINHO DAS TROPAS 
São Pedro de Alcântara
Imagem relacionada

Construído em 1787, o Caminho das Tropas, chamado pelos colonos alemães de Kaiserlicherweg (Caminho Imperial) foi a primeira ligação de Desterro (atual Florianópolis) com a Vila de Nossa Senhora das Lages (atual município de Lages). Fragmentado em propriedades rurais da cidade ainda conserva trechos pavimentados no século XVIII e cercados de Mata Atlântica. O passeio permite uma das mais lindas vistas da região. 

Imagem relacionada

Localizada na entrada da Baía Norte (no município de Governador Celso Ramos, próximo a Florianópolis), a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi a principal fortificação do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. Construída entre 1739 e 1744, tem 2.678 m2 de área construída e 60 canhões. Tombada nos anos 30, atualmente abriga uma estação de aquicultura, oceanografia e exposições artísticas. 

PAREDÃO ZÉ DO DIABO
Orleans
Resultado de imagem para zé diabo orleans sc

O painel de 200 metros esculpido nos anos 80 pelo artista e escultor José Fernandes (conhecido na região como Zé Diabo) retratam passagens bíblicas que vão da criação do homem aos profetas do velho testamento. Esculpidas em pedras nativas da região, as esculturas foram restauradas há dois anos e estão visíveis a quem passa de trem pela cidade. Um passeio pela região vale a visita. 



Nenhum comentário: