sexta-feira, 14 de julho de 2017

NATUREZA EM ALTA

O clima frio de inverno propicia diversas atividades ao ar livre, que estão cada vez mais desenvolvidas, e quem ganha com isso são os turistas

Resultado de imagem para natureza em santa catarina

Turismo rural, ecoturismo e esportes de aventura. Estas são algumas atrações para aproveitar o inverno em Santa Catarina. Com natureza em abundância, o Estado oferece passeios para todos os gostos e bolsos, que vão de caminhadas, trilhas e cavalgadas à observação de pássaros e baleias.


Resultado de imagem para boqueirão lages

E é também a região precursora do turismo rural no Brasil, que tem na cidade de Lages seu principal polo de atração. Quem busca esse tipo de atividade turística não pode perder a região serrana, onde diversos estabelecimentos oferecem a possibilidade de o visitante vivenciar o dia a dia caipira como se estivesse em uma fazenda produtiva local. Há também pousadas dedicadas às atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios a cavalo e contemplação do meio rural.

Imagem relacionada

Para os mais aventureiros, a dica é buscar lugares equipados para a prática de tirolesa, pêndulo, rapel, arvorismo, escalada, entre outros. E, se preferir algo menos radical, opte pela canoagem, possível de ser feita em vários balneários, rios, lagoas e parques no interior de Santa Catarina. Além das atividades campestres – como participar das lidas campeiras, ordenha de animais, cavalgadas, passeios ecológicos e pesca –, o frio também é propício para visitar vinícolas, conhecer o processo produtivo e degustar vinhos da região. O principal do enoturismo fica no Vale do Contestado e na Serra Catarinense.


Resultado de imagem para vida sol e mar em imbituba

E não é apenas o meio rural que atrai visitantes durante o inverno. Entre junho e novembro, centenas de baleias da espécie Franca deixam as águas geladas da Patagônia e vão dar à luz e amamentar seus filhotes na costa catarinense. Nesta época, a região que vai de Içara até Florianópolis se transforma em uma grande área de proteção ambiental desses mamíferos. Uma dica é ficar em Imbituba ou Garopaba, pois são praias onde as baleias costumam ser vistas com mais frequência. Já quem prefere a pescaria encontra baías, praias e costões propícios para a atividade. A pesca do robalo é uma grande atração na Baía de Babitonga, no litoral norte, enquanto as trutas dos rios de águas claras, em meio a vales e montanhas, chamam a atenção dos que buscam a pesca esportiva.

Resultado de imagem para boqueirão lages

Para aquecer, em meio à temperatura mais amena, nada melhor do que apreciar as delícias gastronômicas da região, como o pinhão e o churrasco fogo de chão, além dos vinhos catarinenses. Como o Estado é pequeno, a poucas distâncias é possível encontrar naturezas e geografias diferentes.

Nenhum comentário: