quinta-feira, 19 de maio de 2016

PORTO BELO

O mar calmo recebe navios com turistas que vem passar o dia. as praias são belas e tranquilas, e a estrutura de comércio, satisfatória. 


HOSPEDAGEM sugestão


A estrada de acesso é de terra e com buracos - em dias de chuva, torna-se precária. Mas o que o caminho tem de difícil, compensa com beleza. As casinhas, morro acima e de costas para o mar, fazem lembrar os Açores. Dentro do resort, os quartos têm sacadas enormes - algumas delas, de onde não se vê a mata, parecem flutuar sobre o mar.


POUSADA VÔ JAQUES

Tem um deque com mesas e guarda-sóis para quem quer aproveitar a vista para a praia com mais conforto. Os quartos ficam em volta da recepção e do lobby - os de frente para o mar têm varanda mais larga.


RESTAURANTE

ILHA DE PIRÃO
Resultado de imagem para restaurante ilha de pirão

ATRAÇÕES


Uma travessia de 10 minutos de barco leva à ilha. Em terra, basta alugar cadeira e guarda-sol e escolher entre as três praias: a do Trapiche, ponto de chegada e partida, a Central, mais animada e com estrutura de bar e restaurante, e a Prainha, boa para grupos. Também é possível visitar o museu que conta a história da ilha, mergulhar com snorkel e caminhar por uma trilha ecológica (45 minutos) que passa por um mirante e inscrições rupestres. A visita à ilha é liberada das 8h às 18h (dezembro a março). Acesso a partir do trapiche dos pescadores (Praça dos Pescadores/Av. Manoel Felipe da Silva). 



O passeio mais completo (3h30 de duração) começa às 10h na Praia de Porto Belo e inclui duas paradas para mergulho com snorkel – passa pela Vila do Araçá, Ponta de Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Sepultura, Caixa D'Aço e termina na Ilha de Porto Belo (quem quiser pode descer ali e retornar às 16h ou 18h30). Vestida a caráter, a equipe dos barcos do Porto dos Piratas anima os passageiros. Passeios mais curtos, com só uma parada para mergulho, partem às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30 (quem embarca mais tarde pode encontrar atrações fechadas). De novembro até a Páscoa, os passeios saem todos os dias. No resto do ano, só nos fins de semana ou com reserva.

Resultado de imagem para porto dos piratas porto belo

praias

PRAIA ESTALEIRO

Cercada por dois costões e muita vegetação, tem água verdinha, boa para mergulho. A pequena faixa de areia (150 m) é muito disputada por famílias nos fins de semana. Acesso apenas por barco ou a pé, por trilha de 5 minutos, íngreme e escorregadia. Entrada ao lado de um condomínio residencial.


Resultado de imagem para praia estaleiro em porto belo

PRAIA CAIXA D´AÇO

Faixa de areia dura, boa para a prática de vôlei, frescobol e futebol. As águas verdes são calmas e rasas, mas vale prestar atenção: no costão direito, o mar costuma puxar bastante. Tem bares flutuantes - os mais corajosos arriscam nadar ao menos até o primeiro deles. Acesso por trilha de 5 minutos.

Resultado de imagem para caixa daço em porto belo
PRAIA ARAÇÁ
Povoada por pescadores de origem açoriana, a praia de mar calmo abriga os barcos da região.


Resultado de imagem para araça em porto belo

PRAIA DE PORTO BELO
No Centro, com águas tranquilas. Ponto de partida dos passeios de escuna para a Ilha de Porto Belo.

PRAIA PEREQUÊ

A maior e mais movimentada do município. Muito procurada por causa da ampla faixa de areia, boa para a prática de esportes.
compras
O artista usa a técnica da monoqueima, em que o barro vai ao forno já esmaltado. 
Depois de visitar o ceramista Edmundo Campos, basta andar mais um pouquinho para conhecer o alambique, que desde 1965 produz cachaças e licores. Cerca de 40 mil litros são fabricados por ano, em sabores como café, coco, ervas e abacaxi.


Resultado de imagem para alambique pedro alemão

SÍTIO BELA VISTA
O casal Imair e Jorge mostra como são feitos biscoitinhos tradicionais, como de polvilho, ou diferentes, como de tupinambor (um tipo de caule subterrâneo). Também há geleias. Agende a visita.


Resultado de imagem para sitio bela vista em porto belo



Nenhum comentário: