Desde julho as baleias francas se exibem para os turistas no sul de Santa Catarina, onde vão para dar à luz seus filhotes...
As gigantes começam a chegar em Santa Catarina em julho, para acasalar ou dar à luz. Estão fugindo das águas geladas da Antártida, onde passaram o verão enchendo a barriga de crustáceos minúsculos chamados krill. Até novembro, elas curtem férias por aqui, atraindo visitantes para uma modalidade de ecoturismo em ascensão: a observação de baleias.
Para vê-las mais de perto, vale participar de passeios em embarcações adaptadas. Duas empresas baseadas em Garopaba, cidade vizinha a Imbituba, são licenciadas pela APA (Área de Preservação Ambiental) para oferecer o passeio, a Vida, Sol e Mar e a outra chama-se Base Cangulo. Antes do embarque, há uma breve palestra sobre a anatomia, comportamento e os hábitos das francas na sede do IBF (Instituto Baleia Franca). Uma dica é nunca encostar nos animais, porque o homem não tem imunidade contra bactérias e vírus que habitam sua pele. O borrifo em formato de V", por exemplo, é uma característica da espécie - e ajuda a localizá-la no mar. Também não bater o pé no fundo do barco quando os animais estiverem perto, o que pode deixá-las desorientadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário