Com 500 km de praias, cortadas por rios e lagoas, cercadas por montanhas verdes e Mata Atlântica preservada, o Estado catarinense foi abençoado por um belo litoral. Opções para estender a toalha não faltam, o difícil é escolher o canto de areia perfeito. Em Florianópolis, há quem prefira o isolamento de Lagoinha do Leste, enquanto outros gostam mesmo da agitação da praia Mole. Há ainda a simplicidade da Guarda do Embaú e a sofisticação de Jurerê Internacional. Os surfistas correm logo para Quatro Ilhas e Joaquina. Em comum, todas encantam os visitantes pela beleza e merecem uma visita.
FLORIANÓPOLIS
1 - Lagoinha do Leste
O acesso difícil preservou a praia de Lagoinha do Leste da multidão de veranistas da capital catarinense. Cercada pela Mata Atlântica preservada, só é possível chegar até ela por trilha, a partir das praias de Armação e do Pântano Sul. Na alta temporada, é possível fazer o trajeto de barcos, partindo das mesmas praias. Quem encara os obstáculos, no entanto, se depara com uma das paisagens mais bonitas da ilha. Cercada por costões verdes, a faixa de areia tem o mar clarinho de um lado e o rio de outro. Nas dunas, visitantes brincam de sandboard com pedaços de madeira.
2 - Jurerê
Destino queridinho de modelos, famosos e endinheirados, a praia de Jurerê é um dos destinos mais badalados do verão no litoral brasileiro. De mar calmo e faixa de areia estreita, ela é separada por uma linha imaginária em duas partes. No lado direito está Jurerê, que recebe muitas famílias e é composta por casas de veraneio, hotéis e pousadas. Já Jurerê Internacional é a praia do condomínio mais sofisticado da ilha. Ali estão os famosos e bem frequentados beach clubs, como o Parador 12 e o Café de La Musique.
3 - Ilha do Campeche
Um dos passeios mais procurados em Florianópolis, a Ilha do Campeche, uma área de proteção ambiental, tem praia de areia branquinha e águas transparentes. Durante a visita, vale a pena aproveitar o mar cristalino para fazer snorquel. Aproveite também para percorrer as trilhas que levam a sítios arqueológicos com pinturas rupestres. O acesso à ilha é somente por barco, a partir da praia de Armação (o trajeto dura 30 minutos).
4 - Joaquina
Quem não gosta de ficar parado encontra na praia da Joaquina um bom lugar para passar o dia. Suas águas geladas de ondas fortes são bastante procuradas pelos surfistas. Já as dunas são tomadas por profissionais e amadores com pranchas de sandboard, que podem ser alugadas no local. A longa orla é boa para caminhadas e, no canto esquerdo, há rochas que os turistas adoram escalar para tirar fotos.
5 - Mole
Próxima ao centro, a praia Mole é a mais badalada de Florianópolis. Cercada por morros verdes, sem construções à vista, o local é frequentado por jovens e moças de corpos sarados. Nas areias fofas, oportunidades para paquerar não faltam. O canto esquerdo é o preferido do público GLS, especialmente no Bar do Deca. Caminhando pelo lado esquerdo até o fim, há uma trilha para a praia de Galhetas, frequentada por naturistas.
6 - Quatro Ilhas
Uma das praias preferidas dos surfistas e dos jovens que frequentam Bombinhas, Quatro Ilhas tem boas ondas no seu canto direito, onde existe até uma escolinha de surf para iniciantes. Do lado esquerdo, o mar é mais tranquilo, bom para quem quer se banhar nas águas cristalinas. A vista do local também desperta a atenção. O seu nome deve-se às quatro ilhas que podem ser avistadas da praia, Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo.
GAROPABA
7 - Ferrugem
IMBITUBA
8 - Barra de Ibiraquera
Ao sul da praia do Rosa, a Barra de Ibiraquera tem uma extensa faixa de areia cortada por um riacho que faz a ligação entre a lagoa e o mar. O local é conhecido por seus bons ventos para a prática do windsurfe a kitesurfe, que dão um colorido especial à paisagem. A praia tem ondas fortes e as famílias com crianças preferem a calmaria das águas da Lagoa de Ibiraquera.
9 - Praia do Rosa
PALHOÇA
10 - Guarda do Embaú
Uma das praias mais bonitas do litoral catarinense, Guarda do Embaú, um distrito de Palhoça, é um vilarejo de vielas de terra ou de paralelepípedos. No verão, turistas lotam as areias, mas os dias tranquilos imperam no restante do ano. Para chegar à praia sem se molhar é preciso atravessar o rio da Madre em barquinhos de pescadores. A praia de areia branca e fina, cercada pelo costão verde, tem mar agitado de águas geladas que atraem surfistas. O rio, de águas mais escuras, é calminho, bom para quem quer relaxar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário