O mar calmo recebe navios com turistas que vem passar o dia. as praias são belas e tranquilas, e a estrutura de comércio, satisfatória.
HOSPEDAGEM sugestão
A estrada de acesso é de terra e com buracos - em dias de chuva, torna-se precária. Mas o que o caminho tem de difícil, compensa com beleza. As casinhas, morro acima e de costas para o mar, fazem lembrar os Açores. Dentro do resort, os quartos têm sacadas enormes - algumas delas, de onde não se vê a mata, parecem flutuar sobre o mar.
POUSADA VÔ JAQUES
Tem um deque com mesas e guarda-sóis para quem quer aproveitar a vista para a praia com mais conforto. Os quartos ficam em volta da recepção e do lobby - os de frente para o mar têm varanda mais larga.
RESTAURANTE
ILHA DE PIRÃO
ATRAÇÕES
Uma travessia de 10 minutos de barco leva à ilha. Em terra, basta alugar cadeira e guarda-sol e escolher entre as três praias: a do Trapiche, ponto de chegada e partida, a Central, mais animada e com estrutura de bar e restaurante, e a Prainha, boa para grupos. Também é possível visitar o museu que conta a história da ilha, mergulhar com snorkel e caminhar por uma trilha ecológica (45 minutos) que passa por um mirante e inscrições rupestres. A visita à ilha é liberada das 8h às 18h (dezembro a março). Acesso a partir do trapiche dos pescadores (Praça dos Pescadores/Av. Manoel Felipe da Silva).
O passeio mais completo (3h30 de duração) começa às 10h na Praia de Porto Belo e inclui duas paradas para mergulho com snorkel – passa pela Vila do Araçá, Ponta de Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Sepultura, Caixa D'Aço e termina na Ilha de Porto Belo (quem quiser pode descer ali e retornar às 16h ou 18h30). Vestida a caráter, a equipe dos barcos do Porto dos Piratas anima os passageiros. Passeios mais curtos, com só uma parada para mergulho, partem às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30 (quem embarca mais tarde pode encontrar atrações fechadas). De novembro até a Páscoa, os passeios saem todos os dias. No resto do ano, só nos fins de semana ou com reserva.
praias
PRAIA ESTALEIRO
SÍTIO BELA VISTA
Cercada por dois costões e muita vegetação, tem água verdinha, boa para mergulho. A pequena faixa de areia (150 m) é muito disputada por famílias nos fins de semana. Acesso apenas por barco ou a pé, por trilha de 5 minutos, íngreme e escorregadia. Entrada ao lado de um condomínio residencial.
PRAIA CAIXA D´AÇO
Faixa de areia dura, boa para a prática de vôlei, frescobol e futebol. As águas verdes são calmas e rasas, mas vale prestar atenção: no costão direito, o mar costuma puxar bastante. Tem bares flutuantes - os mais corajosos arriscam nadar ao menos até o primeiro deles. Acesso por trilha de 5 minutos.
PRAIA ARAÇÁ
Povoada por pescadores de origem açoriana, a praia de mar calmo abriga os barcos da região.
PRAIA DE PORTO BELO
No Centro, com águas tranquilas. Ponto de partida dos passeios de escuna para a Ilha de Porto Belo.
PRAIA PEREQUÊ
A maior e mais movimentada do município. Muito procurada por causa da ampla faixa de areia, boa para a prática de esportes.
compras
O artista usa a técnica da monoqueima, em que o barro vai ao forno já esmaltado.
Depois de visitar o ceramista Edmundo Campos, basta andar mais um pouquinho para conhecer o alambique, que desde 1965 produz cachaças e licores. Cerca de 40 mil litros são fabricados por ano, em sabores como café, coco, ervas e abacaxi.
SÍTIO BELA VISTA
O casal Imair e Jorge mostra como são feitos biscoitinhos tradicionais, como de polvilho, ou diferentes, como de tupinambor (um tipo de caule subterrâneo). Também há geleias. Agende a visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário