sábado, 6 de janeiro de 2018

PARA SE REFRESCAR

O litoral catarinense oferece 560 quilômetros de costa e uma diversidade de atividades que agrada turistas de todas as idades

A imagem pode conter: céu, praia, atividades ao ar livre e natureza

Santa Catarina exibe uma diversidade de praias que consegue agradar todos os gostos e perfis. Em seus 560 quilômetros de costa, oferece desde locais com infraestrutura que atende bem a famílias, como outras opções mais adequadas a práticas de esporte, como surfe, windsurfe, kitesurfe, mergulho e pesca. A mescla inclui, ainda, locais quase desertos, com natureza bastante preservada, cujo acesso se dá por trilhas, ao mesmo tempo em que balneários movimentados, como o de Balneário Camboriú que atraem pela infraestrutura hoteleira, de comércio e de serviços, com parques, restaurantes internacionais e diversas casas noturnas. 

Resultado de imagem para balneário camboriú


Com essa variedade, a primeira lição ao turista de primeira viagem ao Estado é que a beleza do litoral catarinense vai muito além da capital, a ilha de Florianópolis. Porto Belo e Bombinhas, por exemplo, destacam-se pelas águas onde a cor verde-esmeralda predomina. Nesta região, estão também os melhores locais para mergulho de Santa Catarina, devido à fauna marinha abundante, como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Bombinhas e Florianópolis. 


Resultado de imagem para porto belo e bombinhas


Na Ilha de Porto Belo, é possível se aventurar em trilhas subaquáticas que revelam a abundante vida marinha da região. Em outros locais, como a Reserva Morro dos Zimbros, há trilhas que desbravam a Mata Atlântica e permitem a observação de aves e de espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim. 


Resultado de imagem para bombinhas


Conhecida como ponto de observação de baleias durante os meses de frio, a Praia do Rosa tem atraído visitantes em outras estações, devido à mistura de belas paisagens, surfe, bons restaurantes, bares e pousadas. O Rosa integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e é a única baía brasileira a figurar no seleto Clube das Baías mais Belas do Mundo, eleitas pela ONG com sede em Vannes, França, e com chancela da Unesco, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável. 


Resultado de imagem para praia do rosa


Para quem quer combinar um pouco de história e praias, a melhor pedida é São Francisco do Sul, cidade que possui cerca de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 


Resultado de imagem para são francisco do sul





Sem dúvidas, uma das grandes atrações do verão em Santa Catarina é sua capital. Florianópolis atrai milhares de turistas devido à combinação de cidade e cerca de cem praias, dentre balneários badalados, locais para práticas de esportes náuticos e redutos para quem prefere contemplar a natureza.


Resultado de imagem para capital de santa catarina


Se a opção for surfe, as praias mais indicadas são Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste (de difícil acesso), Joaquina, Campeche (onde há também a Ilha do Campeche, que exibe águas cristalinas e tem inscrições rupestres), Mole, Galheta, Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho e Brava.


Resultado de imagem para surf em floripa


No leste, as praias de Naufragados, Solidão e Lagoinha chamam a atenção pela natureza preservada. Praias de mar calmo, como Jurerê, Daniela, do Forte, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha e Cachoeira do Bom Jesus, todas no norte da ilha, e Pântano do Sul e Açores, no sul, são ótimas opções para famílias e crianças.

Resultado de imagem para praias de mar calmo em floripa



A região é responsável por mais de 95% da produção nacional de ostras, uma fina iguaria que compõe inúmeros pratos, em restaurantes celebrados, principalmente nos bairros históricos Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa. É no Ribeirão da Ilha que acontece também a Ostra Xperience, uma vivência turística em que o turista é recebido em uma autêntica fazenda de ostras onde conhece a história e o processo de produção, enquanto degusta ostras acompanhadas de espumante da Serra Catarinense. 


Resultado de imagem para ostra xperience


Além da ilha, a chamada Grande Florianópolis reúne cidades próximas, que incluem lugares bucólicos, e municípios onde se pode encontrar traços da colonização alemã. Em Palhoça, fica a badalada Guarda do Embaú, cujo acesso se dá por barco ou a nado, e é point principalmente entre os surfistas. Em Governador Celso Ramos, o destaque vai para a Baía dos Golfinhos e a Praia de Palmas, que fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e é local ideal para observar golfinhos da espécie tucuxi. 

Imagem relacionada

Além do mar

Para quem quiser fugir das praias, mas ainda aproveitar o verão em meio à natureza, Santa Catarina tem lagoas, dunas, cachoeiras, cascatas, vales, rios e florestas de Mata Atlântica preservada. Destaque para a Lagoa da Conceição (que na verdade é uma laguna, pois tem saída para o mar), ponto turístico central de Florianópolis e reduto de velejadores de várias modalidades – na maior parte das lagoas do Estado, praticam-se esportes náuticos, como stand-up paddle, kitesurfe e windsurfe. Ainda em Florianópolis a Lagoa do Peri e a Lagoinha do Leste estão situadas dentro da área de parques municipais e abrigam, além das lontras, o jacaré do papo amarelo.


Resultado de imagem para lagoa da conceição

Além das lagoas, Santa Catarina também é rica em rios, como o Cubatão, na Grande Florianópolis, e o Hercílio e o Itajaí-Açu, no Vale Europeu, excelentes para a prática do rafting. O Estado também conta com fontes de águas termais com propriedades terapêuticas e relaxantes em 19 cidades de seis regiões turísticas, como o Complexo Caldas da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e o Complexo Hidromineral de Gravatal, em Encantos do Sul

Resultado de imagem para rafting no rio cubatão em santa catarina

Nenhum comentário: