domingo, 20 de agosto de 2017

UM MUNDO DE AVENTURAS

Para quem gosta de adrenalina, o Estado tem diversão de todos os tipos – seja em terra, água ou ar

Resultado de imagem para aventura em santa catarina

Tangará é uma pequena cidade no Oeste de Santa Catarina. Seus quase oito mil habitantes descendem de portugueses, alemães e italianos que certamente escolheram aquelas terras mais pelas opções de trabalho do que pela busca de aventuras radicais. Se não fossem os pontos coloridos no céu em dias de sol que lembram pipas de crianças, pouca coisa na cidade daria indícios daquele que é hoje um de seus maiores atrativos. Tangará, que já se chamou Rio Bonito e nasceu às margens da Estrada de Ferro criada para ligar o Estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul, é atualmente a capital catarinense do voo livre. Nos dias claros, o céu fica colorido com os parapentes e asas-deltas saídos do Morro Agudo, a mais de 1.700 metros de altitude. Para praticantes do esporte, a cidade é um dos dez melhores lugares do mundo para voos livres – seu sistema de correntes termais permite voar mais alto e mais longe.

Resultado de imagem para parapente em tangará

Como Tangará, existem dezenas de regiões de Santa Catarina que se destacam na oferta de esportes de aventura, cujo interesse é crescente no País todo. Segundo pesquisa realizada pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), o número de pessoas que procuraram a prática no Brasil subiu 43% de 2012 para 2014. O setor cresce a uma taxa anual média superior a 10% e reúne mais de 2 mil empresas, para um mercado de 4,3 milhões de turistas.

Resultado de imagem para tangará em santa catarina

O potencial aventureiro de Santa Catarina, porém, é natural. Montanhas, florestas, praias e as temperaturas amenas fazem do Estado um dos principais destinos do segmento no Brasil. Apesar disso, foi só recentemente que esse potencial começou a ser explorado em toda sua magnitude. No começo de 2015, por exemplo, o governo conseguiu a aprovação de uma lei para a criação de um complexo de turismo de aventura de 16 mil metros quadrados na Serra do Rio do Rastro. É lá, em Urubici que há 12 anos acontece o Desafrio, prova de 52 quilômetros de corrida subindo a serra em pleno inverno. 

Resultado de imagem para desafrio

Aliás, descer (ou subir) a Serra do Rio do Rastro dirigindo também é uma aventura. A SC-438, que corta a serra, tem 284 curvas – algumas com quase 180° – e subidas íngremes. Conforme o turista se acostuma com essa verdadeira montanha-russa rodoviária, a apreensão dá lugar ao prazer de dirigir em um dos locais mais belos do País, numa das rodovias mais incríveis do mundo – na região estão também a caverna Rio dos Bugres, 35 cachoeiras, 14 rios e nove cânions. Passeios a cavalo, em 4x4 e trilhas a pé fazem parte de quase todos os pacotes de viagem para a região.

Resultado de imagem para serra do rio do rastro

No litoral e no interior, há boas estradas para trekking e trilhas de mountain biking. Por dentro da Mata Atlântica, atravessam costões e morros à beira-mar e cortam vales e montanhas no interior do Estado. Já o circuito do Vale Europeu tem trajeto que foge das estradas de asfalto e prioriza as estreitas estradas de terra. Nos 300 quilômetros de pedaladas (há roteiros menores e menos exigentes), pedala-se pelo vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio, sobe-se a serra em direção às represas, a 700 m de altitude, com belos mirantes, e são frequentes os trechos em que a estrada se embrenha na mata. Cachoeiras e cascatas estão em toda parte e é comum ver praticantes de rapel, cascading e canoying pendurados em cordas nas pedras ou debaixo das quedas d'água. Também são comuns os adeptos do arvorismo se equilibrando em árvores e cordas nos parques do entorno da serra. 

Resultado de imagem para circuito vale europeu

A quantidade de rios e o relevo da região faz de Santa Catarina um dos melhores pontos do Brasil para o rafting. Considerado um dos melhores do Brasil para a prática do esporte, o rio Itajaí-Açu e seus afluentes, no Vale do Itajaí, servem tanto ao aventureiro experiente, quanto ao iniciante. Em uma escala de 1 a 6, o rio tem corredeiras do nível 2 ao máximo. Só os atletas mais experientes encaram os níveis mais altos. Comercialmente, opera-se até o 4+, o que já garante bastante emoção, porque se trata de um rio veloz e volumoso. Operadoras credenciadas oferecem passeios com diferentes graus de dificuldade. 

Resultado de imagem para rafting itajai açu

Para se aventurar na água sem o nível Indiana Jones de emoção, a canoagem e o mergulho são boas alternativas. Vários balneários, rios, lagoas e parques no interior do Estado oferecem atividades do tipo. Mas é na Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, próxima a Florianópolis e Bombinhas, que está um dos principais pontos do ecoturismo catarinense. Considerado o melhor local para a prática do mergulho autônomo no Sul do Brasil, o lugar é abrigo natural de algumas espécies marinhas raras e ameaçadas, além de ser a única reserva federal com remanescentes de Mata Atlântica. 

Resultado de imagem para reserva biológica do arvoredo

Formada pelas Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, o Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda o arquipélago, a região, localizada entre a Baía de Zimbros, em Bombinhas, e o norte da Ilha de Santa Catarina, é preservada por decreto e possui 17.600 hectares, sendo 98% ocupados por área marinha.

Resultado de imagem para reserva biológica do arvoredo

O litoral de Santa Catarina, aliás, é uma espécie de berçário das baleias-francas. De junho a novembro, elas deixam a Antártida para dar à luz e amamentar os filhotes nas águas de Imbituba, Garopaba e Palhoça, principalmente. É possível vê-las da praia com facilidade, mas há expedições embarcadas que levam os turistas a poucos metros dos grandes mamíferos, alguns com mais de 17 metros de comprimento.

Resultado de imagem para baleias litoral catarinense

Parapentes brasileiros exportados para mais de 70 países

Resultado de imagem para sol paragliders

Quem olha em direção ao Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul, percebe os pontos coloridos no céu como confetes. São os parapentes que cortam a paisagem da cidade, muitos deles fabricados ali mesmo pela Sol Paraglaiders, única fábrica de parapentes da América Latina. Aberta ao público, a fábrica virou ponto turístico para os praticantes que visitam o município para voar. Com o esporte em ascensão, o que inclui mais de 20 cursos de voo só nos Estado de Santa Catarina, os parapentes da Sol Paraglaiders são vendidos em lojas de 72 países. Seus 14 funcionários produzem, em média, 120 parapentes por mês, além de itens de vestuário esportivo e segurança. Do total da produção, pelo menos 35% são exportados.

Nenhum comentário: