sábado, 18 de março de 2017

AULA DE HISTÓRIA A CÉU ABERTO EM BLUMENAU

Uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil, Blumenau tem roteiro histórico que contempla a história e a cultura em diversos atrativos turísticos.

Todo turista acaba, mesmo que nem queira, tendo uma aula de história. Mas Blumenau tem um roteiro histórico que é realmente uma aula a céu aberto. Uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil contempla história e cultura através de diversos atrativos turísticos, em um passeio que encanta os visitantes.

Resultado de imagem para roteiro histórico blumenau

O roteiro começa na Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro), passa por prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro e termina na curva do Rio Itajaí-Açu, perto do antigo Paço Municipal e sede da administração no período colonial. O mais gostoso é que todo o passeio pode ser feito a pé.

Atrações:
- Ponte de Ferro
Resultado de imagem para ponte de ferro em blumenau
O material para a construção da Ponte Aldo Pereira de Andrade, inaugurada em 1931, veio da Alemanha. Ela possui 315 metros de extensão e 18 metros de altura. Até aproximadamente 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, o que rendeu o apelido de "ponte da estrada de ferro". Atualmente, a ponte serve de ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda. Bem perto da ponte, no ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes, foi construído um mirante, lugar privilegiado para quem quer tirar lindas fotos.
- Praça da Paz
Resultado de imagem para praça da paz em blumenaui
Foi inaugurada em 2006 como parte das comemorações dos 100 anos do Rotary Clube de Blumenau. A grande atração da praça é um monumento artesanal (mãos abertas segurando um globo) feito de aço inox e com 2 metros de diâmetro.
- Praça Victor Konder
Resultado de imagem para praça prefeitura de blumenau
Inaugurada em 1928, possui como atrativos o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o busto de Victor Konder. 
- Monumento aos 150 anos de Blumenau
Resultado de imagem para monumento aos 150 anos de blumenau
Inaugurado em 2000, o monumento é obra do artista Evaldo Freygang. Ela exibe um mapa da cidade com duas pegadas humanas, que representam a chegada dos imigrantes.
- Prédio da prefeitura
Resultado de imagem para prefeitura em blumenau
Inaugurado em 1982, o prédio era antes sede da antiga Estação Ferroviária. A construção imita edificações do período colonial. Uma das maiores prefeituras de Santa Catarina, é também um dos prédios mais fotografados.
- Locomotiva Macuca 
Imagem relacionada
Primeira locomotiva de Blumenau, hoje é atrativo turístico. Foi importada da Alemanha em 1908. O apelido "Macuca" foi dado devido à semelhança com a ave macuco, já que o apito lembrava o pio da ave e o ruído da descarga da caldeira parecia com o som produzido pelas asas.
- Relógio das Flores
Resultado de imagem para relógio das flores em blumenau
Também foi inaugurado em homenagem aos 150 anos de Blumenau, em 2000. Funciona através de energia elétrica e é um dos cinco do Brasil. Os outros ficam em Poços de Caldas (MG), Petrópolis (RJ), Curitiba (PR) e Garanhuns (PE).
- Rua XV de Novembro
Resultado de imagem para mausoléu dr blumenau
Antes conhecida como Wurstrasse (Rua da Linguiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, ganhou o nome de Rua do Comércio. Foi a primeira rua calçada em Santa Catarina, em 1929. Atualmente, é o palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau, entre outras coisas.
- Teatro Carlos Gomes
Resultado de imagem para teatro carlos gomes em blumenau
Construído em 1939, o teatro é palco dos grandes acontecimentos culturais de Blumenau. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil e tem capacidade para 1170 pessoas.
- Feira de Artesanato
Resultado de imagem para prédio da feira do artesanato em blumenau
O prédio da Feira de Artesanato foi construído na década de 40, em estilo art déco. Desde 1988 lá são vendidos trabalhos de mais de 40 artesãos.
- Castelinho da Havan
Resultado de imagem para castelinho havan em blumenau
Construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade no sul da Alemanha. É o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil, ficando atrás apenas das Cataratas do Iguaçu.
- Catedral de São Paulo Apóstolo
Resultado de imagem para catedral de são paulo apóstolo em blumenau
Inaugurado em 1958, o moderno templo católico contém em seu interior vitrais com belos efeitos de luminosidade e coloração. Possui uma imponente torre com 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos que representam Jesus, Maria e José. Imagens esculpidas em cedro incorporam a fachada da entrada principal. O relógio foi trazido da Alemanha em 1930 e pesa 484 quilos. Curiosidade: No ano 2000, ganhou o status de catedral.   
- Praça Dr. Blumenau
Resultado de imagem para praça dr blumenau em blumenau
Inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais, construída em terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de piso e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki. retrata o fundador da cidade.   
- Mausoléu Dr. Blumenau 
Imagem relacionada
Inaugurado em setembro de 1974, abriga os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares, além de um monumento em sua homenagem.
- Fundação Cultural de Blumenau
Resultado de imagem para fundação cultural de blumenau
Sede da Colônia de Blumenau (1875). A partir de 1939, com a remodelação e ampliação do prédio, passou a abrigar além da Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições Judiciais e Policiais. Foi parcialmente destruída pelo incêndio em 1958. Junto com arquivos históricos do município. O prédio foi reconstruído e inaugurado no ano de 2001. Hoje, nele também está o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras e exposições o ano todo, e é sede da Fundação Cultural de Blumenau. 
- Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)
Resultado de imagem para rua das palmeiras em blumenau
Foi a primeira rua planejada da colônia. Denominada pelos imigrantes "Boulevard Wendenburg". As primeiras palmeiras imperiais da colônia foram plantadas em 1876, no centro da via.
- Museu da Família Colonial  
Resultado de imagem para museu da família colonial em blumenau
Complexo museológico aberto ao público em 1967, formado por três casas-museu. O acervo é formado por móveis, utensílios domésticos, maquinário e peças do cotidiano dos imigrantes.  
- Igreja Luterana Centro 
Resultado de imagem para igreja luterana centro em Blumenau
Foi inaugurada em 1877, pertence à comunidade Luterana de Blumenau. Anexo à Igreja está o cemitério, onde estão sepultados vários imigrantes colonizadores e seus descendentes de confissão Luterana. Curiosidade: Os primeiros imigrantes da Colônia em Blumenau eram de confissão Luterana. Somente após 25 anos é que vieram as grandes levas de Católicos de nacionalidade italiana.   
- Praça Hercílio Luz
Imagem relacionada
Nos tempos da colônia, o local era o principal ponto de reuniões da cidade que não parava de crescer. Compreende o Marco dos Primeiros Imigrantes, o Monumento Voluntários da Pátria, o Museu da Cerveja, o Biergarten (Jardim da Cerveja) e o Monumento com Poema de Lindolf Bell. Ao entardecer, enquanto degusta cerveja artesanal, o visitante pode contemplar o pôr-do-sol e as belezas do Rio Itajaí-Açu. 

Nenhum comentário: