Santa Catarina conta com um roteiro de compras bastante diversificado, com destaque para o artesanato e a indústria têxtil
Quem viaja gosta de levar alguma lembrança do local visitado. Seja ímã de geladeira, quitutes, artesanato local, roupas, artigos de decoração e há até quem encomende móveis e mande entregar na residência. Referência em exportação, a indústria catarinense envia seus produtos para perto de 190 países de todos os continentes. Santa Catarina conta com um roteiro de compras muito diversificado, com destaque para os segmentos têxtil, calçadista, moveleiro, de cristais e de cerâmica, além do artesanato.
As peças variam de região para região, conforme a cultura dos colonizadores do Estado: alemães, italianos, portugueses, açorianos, húngaros, austríacos, poloneses, holandeses, japoneses, além de caboclos, negros, índios e gaúchos tropeiros. Um exemplo é o município de Treze Tílias, conhecido pelo artesanato tipicamente austríaco em madeira e obras sacras.
Outra referência em compras é Blumenau, considerada uma das cidades mais alemãs do Brasil. Lá, além de adquirir produtos ligados à festa alemã Oktoberfest, encontram-se peças que traduzem a história dos seus imigrantes nos bordados característicos, conhecidos como bordado ponto cheio. Ainda hoje, eles são feitos usando técnicas antigas, como na forma de transferir o risco para o tecido ou na maneira de usar a linha dando nuances de luz e sombra. Os produtos podem ser adquiridos na Vila Germânica ou na Feira de Artesanato, localizada em um prédio construído na década de 1940, no estilo art déco, e onde, desde 1998, são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário