De balé a sambaqui, os museus e teatros do Estado guardam histórias que agradam crianças e idosos
Viajar para Santa Catarina pode significar também experimentar uma divertida aula de história, arte e cultura. O Estado oferece uma programação diversificada e riquíssima, que pode ser explorada por aqueles que desejam fugir do lugar comum. Sugestões de museus, teatros, galerias e muito outros atrativos que os visitantes podem explorar com toda a família.
Em Joinville, por exemplo, está a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. A unidade brasileira é um celeiro de novos bailarinos de uma das principais companhias de balé do mundo. Inaugurada há 15 anos, a Escola do Teatro Bolshoi tem um catálogo de espetáculos com peças como o Quebra Nozes e Dom Quixote, entre outros espetáculos de balé clássico e também de dança contemporânea. Ainda em Joinville, temos um dos principais museus que preservam a memória de seus habitantes pré-históricos. Trata-se do Museu Arqueológico de Sambaqui. Quem visita o local se surpreende com a beleza e exuberância dos sambaquis, construções de conchas feitas pelos primeiros grupos de caçadores, pescadores e coletores a habitar o País. A importância do trabalho do museu está na preservação dos sambaquis, que já foram amplamente destruídos para a produção de cal durante a urbanização da cidade. Além disso, o museu conta com diversos programas de pesquisa nas áreas de arqueologia, geologia, geografia, entre outras, para produção de conteúdo científico e entendimento sobre a relação da sociedade com o patrimônio arqueológico. A cidade de Joinville possui ainda cerca de 150 sítios arqueológicos do tipo sambaquis, com alguns monumentais, que chegam a ter mais de 8 metros de altura.
Apresentação da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville.
Museu Arqueológico de Sambaqui
O Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis, também é outra opção para conhecer mais sobre a beleza e importância de valor cultural do sambaqui para o Estado catarinense. Ele foi criado pelo jesuíta, professor e arqueólogo João Alfredo Rohr, considerado o pai da arqueologia catarinense, e lá se encontra todo o material educativo e acadêmico produzido por ele. Se o interesse for contemplar uma exposição de arte, visite o Museu de Arte de Santa Catarina, também em Florianópolis. O local foi inaugurado no final da década de 1940, em um momento de efervescência da arte moderna no País, por isso, inicialmente se chamou Museu de Arte Moderna de Santa Catarina. Hoje, seu acervo é composto por mais de 1.700 obras, incluindo trabalhos de grandes artistas nacionais, como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral. Eduardo Dias, Malinverni Filho, Rodrigo de Haro e Vera Sabino são alguns dos artistas locais que têm suas produções expostas no museu.
Museu do Homem do Sambaqui
Museu de Arte de Santa Catarina
Outra atração imperdível é o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. Este é o único museu voltado exclusivamente para embarcações no Brasil, possuindo modelos de todas as regiões, inclusive o utilizado por Amyr Klink para atravessar o Oceano Atlântico. Há ainda uma biblioteca para aqueles que quiserem se aprofundar no tema. Cenas do cotidiano do mar em tamanho natural e instrumentos de pesca e navegação também compõem o passeio. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é outra curiosidade ligada ao mar. Localizada na entrada da Baía Norte, no município de Governador Celso Ramos, a Fortaleza foi a principal fortificação do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. Foi construída entre 1739 e 1744, tem de 2.678 metros quadrados de área construída e 60 canhões.
Museu Nacional do Mar
Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim
Os apaixonados por automobilismo têm diversão garantida no Museu Ayrton Senna, em Camboriú. Há aproximadamente 1,5 mil peças, entre capacetes, minicarros, macacão e outros objetos do piloto, originais ou réplicas.
Museu Ayrton Senna
Teatro para todos
Um programa cultural surpreendente para os turistas é uma visita ao teatro. O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, tem como principal característica a atmosfera envolvente entre palco e plateia, proporcionada por suas linhas arquitetônicas. Patrimônio tombado desde 1988, está aberto à visitação e recebe periodicamente iniciativas artísticas. Possui uma estrutura composta por plateia, frisas, camarote e balcão e comporta um total de 461 espectadores.
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Desde 1939, o Teatro Carlos Gomes é o local dos principais acontecimentos culturais de Blumenau. Possui palco giratório – existem apenas quatro com esse recurso em todo o Brasil – e capacidade para 1.170 pessoas. Além das manifestações culturais, oferece escola de balé, teatro, dança e orquestra.
Teatro Carlos Gomes - Blumenau
Já imaginou se deparar com um prédio em forma de piano? Inaugurado em 2003, o Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, realiza ensaios da Banda Carlos Gomes, do Coral Fratelli d'Itália e apresentações do Festival de Dança de Joaçaba.
Teatro Alfredo Sigwalt -Joaçaba
Curiosidades que valem a pena
Poucos sabem que Blumenau é a cidade com maior número de agremiações de atiradores do mundo. Os colonizadores praticavam tiro por defesa de territórios, porém, atualmente, a atividade está voltada a campeonatos esportivos, competições e festas típicas. Só na cidade, existem 40 clubes de tiro ao alvo.
Clubes de Caça e Tiro de Blumenau
Em Ituporanga, uma atração turística curiosa é a casa giratória. Ela foi construída sobre um círculo de aço com roldanas que possibilitam girar a casa e deixar a sombra sempre no local desejado.
Casa giratória
Atração para toda família, o parque, em Brusque, reúne mais de 40 obras grandes confeccionadas em mármore por artistas consagrados nacional e internacionalmente, entre eles Oscar Niemeyer, Amilcar de Castro e Gio Pomodoro. O acervo do parque foi criado para as edições do Simpósio Internacional de Esculturas de Brusque, que ocorreram entre 2001 e 2007. O local fica a céu aberto e a entrada é gratuita. Uma das peças de maior destaque é a de Niemeyer. Nomeada como Tortura Nunca Mais, faz uma alusão ao período ditatorial vivido pelo Brasil.
parque das esculturas brusque
Nenhum comentário:
Postar um comentário