Em Santa Catarina, as opções de passeios vão da praia agitada ao sossego da serra e se juntam a uma gastronomia diversificada e de primeira.
A eclética Santa Catarina oferece opções de passeios tanto para quem procura praia quanto para os que buscam respirar o ar puro das montanhas. Com o clima esfriando, nada mais gostoso do que aliar turismo à gastronomia e aproveitar o friozinho para degustar pratos típicos, vinhos, cachaças e cervejas artesanais. A primeira providência a tomar ao planejar uma viagem para Santa Catarina é decidir qual parte do Estado vai visitar — e para isso a dicotomia entre mar e serra ajuda bastante. "Uma pequena distância, de apenas 40 km, separa o mar da serra. Isso é um diferencial muito grande. A paisagem muda completamente".
Ressalta também a diversidade cultural do Estado, devido à colonização por 23 etnias. Arquitetura, música, dança, gastronomia: tem um conjunto de produtos muito originais. O Estado está dividido em dez regiões turísticas que oferecem atrações para agradar os visitantes durante todo o ano. São elas: Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Caminho da Fronteira; Caminho dos Príncipes; Caminho dos Cânions; Costa Verde e Mar; Grande Oeste; Encantos do Sul; Vale Europeu e Vale do Contestado.
A ilha de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é um dos destinos prediletos dos turistas, mas outras beldades do litoral não podem ficar de fora. A belíssima Praia do Rosa tem sido refúgio para aqueles que buscam descanso em meio à natureza e querem fugir das praias superpovoadas. Já Balneário Camboriú, por ser residência de milhares de estudantes universitários, agrada quem busca uma agitada vida noturna.
Mas, se a vontade pender para o clima de montanha, a Serra Catarinense está localizada a apenas duas horas de carro do litoral. E quem faz o trajeto ainda tem a oportunidade de apreciar lindas paisagens no caminho. Nesta região, ficam as famosas florestas de araucárias, além de rios, cachoeiras e vales. Entre as cidades mais conhecidas estão Bocaina do Sul, Urubici, São Joaquim, Lages, Bom Jardim da Serra e Urupema.
No extremo sul do Estado, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, localiza-se o chamado Caminho dos Cânions, onde está o Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral. O local é indicado para os amantes do ecoturismo. Os principais cânions estão nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. Para conhecê-los, sugere-se que o viajante fique na cidade de Araranguá, que conta com boa infraestrutura hoteleira, ou em Sombrio, onde está a maior lagoa de água doce de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário