Maior festa de Pomerode, município de Santa Catarina, celebra as tradições culturais de um povo que vivia entre a Alemanha e a Polônia
Festa Pomerana, maior evento do calendário da simpática Pomerode, cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Marcada por tradições culturais já extintas em seu local de origem, a festa tem como atrações diárias desfiles pelas ruas centrais da cidade.
O cortejo apresenta alegorias, música e dança do cotidiano da comunidade, destacando antigas tradições da cidade. A parada intercala os Clubes de Caça e Tiro, as bandas de música, os grupos de danças folclóricas, os grupos de canto, de teatro entre outros. A concentração é no centro e o percurso segue em direção ao Parque Municipal de Eventos, onde se desenrola o restante da programação.
Gastronomia e chope artesanal
Outra atração aos amantes da boa mesa são os concursos culinários. As receitas exclusivas, criadas por moradores de Pomerode, participam de acirradas disputas todas as noites. A cada dia, uma nova categoria. A eleição dos pratos mais apetitosos e originais é feita pelo público. Qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente. O jurado sorteia até três pratos para degustar, atribuindo notas de 0 a 10. A inscrição dos pratos também é gratuita, mas só podem participar do concurso os moradores da cidade.
Um pouco de história
Realizada em Pomerode desde 1984, a Festa Pomerana nasceu para comemorar a emancipação político-administrativa de Pomerode. As cores azul e branco estão por toda a parte, lembrando a bandeira do município, que faz aniversário dia 21 de janeiro.
Assim como muitas cidades do sul do Brasil, Pomerode nasceu da imigração alemã, no ano de 1861. A maioria dos imigrantes que se instalou na região veio da Pomerânia (por isso, o nome Pomerode), área entre o norte da Alemanha e a Polônia. Apesar das fortes tradições alemãs cultivadas até hoje no município, os pomeranos que desembarcaram no Brasil não se apresentavam como alemães, exibindo suas características culturais distintas, resultado de uma mistura entre povos germânicos e eslavos.
Onde ficar:
O que visitar:
Serviço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário