POST MAIS VISUALIZADO NO MÊS DE MARÇO 2017
domingo, 26 de março de 2017
sábado, 18 de março de 2017
AULA DE HISTÓRIA A CÉU ABERTO EM BLUMENAU
Uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil, Blumenau tem roteiro histórico que contempla a história e a cultura em diversos atrativos turísticos.
Todo turista acaba, mesmo que nem queira, tendo uma aula de história. Mas Blumenau tem um roteiro histórico que é realmente uma aula a céu aberto. Uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil contempla história e cultura através de diversos atrativos turísticos, em um passeio que encanta os visitantes.
O roteiro começa na Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro), passa por prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro e termina na curva do Rio Itajaí-Açu, perto do antigo Paço Municipal e sede da administração no período colonial. O mais gostoso é que todo o passeio pode ser feito a pé.
Atrações:
- Ponte de Ferro
O material para a construção da Ponte Aldo Pereira de Andrade, inaugurada em 1931, veio da Alemanha. Ela possui 315 metros de extensão e 18 metros de altura. Até aproximadamente 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, o que rendeu o apelido de "ponte da estrada de ferro". Atualmente, a ponte serve de ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda. Bem perto da ponte, no ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes, foi construído um mirante, lugar privilegiado para quem quer tirar lindas fotos.
- Praça da Paz
Foi inaugurada em 2006 como parte das comemorações dos 100 anos do Rotary Clube de Blumenau. A grande atração da praça é um monumento artesanal (mãos abertas segurando um globo) feito de aço inox e com 2 metros de diâmetro.
- Praça Victor Konder
Inaugurada em 1928, possui como atrativos o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o busto de Victor Konder.
- Monumento aos 150 anos de Blumenau
Inaugurado em 2000, o monumento é obra do artista Evaldo Freygang. Ela exibe um mapa da cidade com duas pegadas humanas, que representam a chegada dos imigrantes.
- Prédio da prefeitura
Inaugurado em 1982, o prédio era antes sede da antiga Estação Ferroviária. A construção imita edificações do período colonial. Uma das maiores prefeituras de Santa Catarina, é também um dos prédios mais fotografados.
- Locomotiva Macuca
Primeira locomotiva de Blumenau, hoje é atrativo turístico. Foi importada da Alemanha em 1908. O apelido "Macuca" foi dado devido à semelhança com a ave macuco, já que o apito lembrava o pio da ave e o ruído da descarga da caldeira parecia com o som produzido pelas asas.
- Relógio das Flores
Também foi inaugurado em homenagem aos 150 anos de Blumenau, em 2000. Funciona através de energia elétrica e é um dos cinco do Brasil. Os outros ficam em Poços de Caldas (MG), Petrópolis (RJ), Curitiba (PR) e Garanhuns (PE).
- Rua XV de Novembro
Antes conhecida como Wurstrasse (Rua da Linguiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, ganhou o nome de Rua do Comércio. Foi a primeira rua calçada em Santa Catarina, em 1929. Atualmente, é o palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau, entre outras coisas.
- Teatro Carlos Gomes
Construído em 1939, o teatro é palco dos grandes acontecimentos culturais de Blumenau. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil e tem capacidade para 1170 pessoas.
- Feira de Artesanato
O prédio da Feira de Artesanato foi construído na década de 40, em estilo art déco. Desde 1988 lá são vendidos trabalhos de mais de 40 artesãos.
- Castelinho da Havan
Construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade no sul da Alemanha. É o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil, ficando atrás apenas das Cataratas do Iguaçu.
- Catedral de São Paulo Apóstolo
Inaugurado em 1958, o moderno templo católico contém em seu interior vitrais com belos efeitos de luminosidade e coloração. Possui uma imponente torre com 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos que representam Jesus, Maria e José. Imagens esculpidas em cedro incorporam a fachada da entrada principal. O relógio foi trazido da Alemanha em 1930 e pesa 484 quilos. Curiosidade: No ano 2000, ganhou o status de catedral.
- Praça Dr. Blumenau
Inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais, construída em terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de piso e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki. retrata o fundador da cidade.
- Mausoléu Dr. Blumenau
Inaugurado em setembro de 1974, abriga os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares, além de um monumento em sua homenagem.
- Fundação Cultural de Blumenau
Sede da Colônia de Blumenau (1875). A partir de 1939, com a remodelação e ampliação do prédio, passou a abrigar além da Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições Judiciais e Policiais. Foi parcialmente destruída pelo incêndio em 1958. Junto com arquivos históricos do município. O prédio foi reconstruído e inaugurado no ano de 2001. Hoje, nele também está o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras e exposições o ano todo, e é sede da Fundação Cultural de Blumenau.
- Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)
Foi a primeira rua planejada da colônia. Denominada pelos imigrantes "Boulevard Wendenburg". As primeiras palmeiras imperiais da colônia foram plantadas em 1876, no centro da via.
- Museu da Família Colonial
Complexo museológico aberto ao público em 1967, formado por três casas-museu. O acervo é formado por móveis, utensílios domésticos, maquinário e peças do cotidiano dos imigrantes.
- Igreja Luterana Centro
Foi inaugurada em 1877, pertence à comunidade Luterana de Blumenau. Anexo à Igreja está o cemitério, onde estão sepultados vários imigrantes colonizadores e seus descendentes de confissão Luterana. Curiosidade: Os primeiros imigrantes da Colônia em Blumenau eram de confissão Luterana. Somente após 25 anos é que vieram as grandes levas de Católicos de nacionalidade italiana.
- Praça Hercílio Luz
Nos tempos da colônia, o local era o principal ponto de reuniões da cidade que não parava de crescer. Compreende o Marco dos Primeiros Imigrantes, o Monumento Voluntários da Pátria, o Museu da Cerveja, o Biergarten (Jardim da Cerveja) e o Monumento com Poema de Lindolf Bell. Ao entardecer, enquanto degusta cerveja artesanal, o visitante pode contemplar o pôr-do-sol e as belezas do Rio Itajaí-Açu.
quarta-feira, 8 de março de 2017
FESTA POMERANA
Maior festa de Pomerode, município de Santa Catarina, celebra as tradições culturais de um povo que vivia entre a Alemanha e a Polônia
Festa Pomerana, maior evento do calendário da simpática Pomerode, cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Marcada por tradições culturais já extintas em seu local de origem, a festa tem como atrações diárias desfiles pelas ruas centrais da cidade.
O cortejo apresenta alegorias, música e dança do cotidiano da comunidade, destacando antigas tradições da cidade. A parada intercala os Clubes de Caça e Tiro, as bandas de música, os grupos de danças folclóricas, os grupos de canto, de teatro entre outros. A concentração é no centro e o percurso segue em direção ao Parque Municipal de Eventos, onde se desenrola o restante da programação.
Gastronomia e chope artesanal
Outra atração aos amantes da boa mesa são os concursos culinários. As receitas exclusivas, criadas por moradores de Pomerode, participam de acirradas disputas todas as noites. A cada dia, uma nova categoria. A eleição dos pratos mais apetitosos e originais é feita pelo público. Qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente. O jurado sorteia até três pratos para degustar, atribuindo notas de 0 a 10. A inscrição dos pratos também é gratuita, mas só podem participar do concurso os moradores da cidade.
Um pouco de história
Realizada em Pomerode desde 1984, a Festa Pomerana nasceu para comemorar a emancipação político-administrativa de Pomerode. As cores azul e branco estão por toda a parte, lembrando a bandeira do município, que faz aniversário dia 21 de janeiro.
Assim como muitas cidades do sul do Brasil, Pomerode nasceu da imigração alemã, no ano de 1861. A maioria dos imigrantes que se instalou na região veio da Pomerânia (por isso, o nome Pomerode), área entre o norte da Alemanha e a Polônia. Apesar das fortes tradições alemãs cultivadas até hoje no município, os pomeranos que desembarcaram no Brasil não se apresentavam como alemães, exibindo suas características culturais distintas, resultado de uma mistura entre povos germânicos e eslavos.
Onde ficar:
O que visitar:
Serviço:
FÉRIAS EM FAMÍLIA EM PARQUES TEMÁTICOS
Conhecer estes parques temáticos pode transformar as férias num programa inesquecível
Para gastar as energias do seu filho, não há lugar melhor para as crianças se divertirem que os parques temáticos. Use as férias em família como desculpa para se divertir como criança.
Em Balneário Camboriú e Penha
A bela cidade de Balneário Camboriú é rica em belezas naturais, restaurantes, bares e lojas. A cidade conta com o complexo turístico parque Unipraias, com três estações interligadas por bondinhos. É um lugar para praticar atividades como arvorismo e trenó de montanha.
A grande atração, no entanto, é o Beto Carrero World, que fica no município vizinho de Penha, a 35 quilômetro de Balneário Camboriú.
Assinar:
Postagens (Atom)