A região conhecida como Barra de Ibiraquera, com dunas e belas praias preservadas (Barra de Ibiraquera e do Luz), concentra boa parte das pousadas. Não é para menos: além da beleza, ela é o palco perfeito para manobras de kite e windsurfe - tanto no mar como na Lagoa de Ibiraquera. No Centro, onde fica o porto, há ruas asfaltadas, restaurantes, hotéis e praias com melhor estrutura. De julho a novembro, a principal atração são as baleias-francas e seus filhotes. Entre maio e julho, o Instituto Chico Mendes proíbe a prática de esportes náuticos: é época de pesca da tainha.
PASSEIOS
PROJETO BALEIA-FRANCA
Praia no inverno? É nessa época que o trecho de litoral entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa catarina torna-se ponto de reprodução das baleias-francas. Elas passam o verão se alimentando perto da Antártida e, entre julho e novembro, vêm ter seus filhotes e amamentá-los por aqui. Em alguns momentos os animais chegam a ficar a apenas 30 m da areia. O Projeto Beleia-Franca, com sede na Praia de Itapirubá
http://www.baleiafranca.org.br/, orienta os visitantes para a observação dos animais na faixa litorânea entre Palhoça e Jaguaruna. Na alta temporada, o grupo Vida, Sol e Mar
http://vidasolemar.com.br/ promove saídas de barco para avistagem duas vezes ao dia, a partir do Porto de Imbituba e de Garopaba. O passeio dura de 1h30 a três horas. O biólogo Guto (8415-7418) também leva para avistagens por terra, a partir de mirantes naturais, a olho nu ou com o auxílio de binóculos.
LAGOA DE IBIRAQUERA
Famílias com crianças adoram a lagoa de águas calmas, viveiro natural de camarões e siris. Mas o clima não é bucólico: os bons ventos também trazem para o lugar as turmas de winde e kitesurfe (as aulas para iniciantes ocorrem aqui). Uma pequena faixa de areia a separa da Praia da Barra de Ibiraquera.
PRAIAS
RIBANCEIRA
É a "queridinha" das baleias-francas - na temporada, a presença delas aqui é praticamente certa. Sem nenhuma estrutura, é procurada para pesca e caminhadas. Do lado direito, no costão de pedras, começa a trilha para a Praia da Água.
BARRA DE IBIRAQUERA
A mais badalada de Imbituba, tem os melhores ventos do estado para a prática de wind e kitesurfe - o que deixa o céu salpicado de cores. Recebe, uma vez por ano, uma das etapas dos campeonatos mundiais das modalidades. Na orla, bonitas casas de veraneio misturam-se a algumas pousadas. No canto esquerdo, um morro a separa da Praia do Luz.
DO LUZ
Quase deserta, é procurada por surfistas, praticantes de wind e kitesurfe. O pôr do sol, aqui, rende várias fotos. Acesso fácil, de carro, pela faixa de areia que divide a lagoa da Praia de Ibiraquera. Ao norte, um morro a separa da Praia do Rosa (1h30 a pé).
HOTÉIS
PONTA DA PITEIRA
Refúgio ideal para casais, dispões de amplos e charmosos quartos, equipados com camas king-size, enxoval de algodão egípcio mil fios, roupões, canais por assinatura e DVD. Todos também exibem uma exuberante vista para o mar e para a Lagoa de Ibiraquera. O bistrô trabalha com cardápios personalizados e o café da manhã é servido até as 13h.
PRAIA HOTEL IMBITUBA
Fica em frente à Praia da Vila, um dos melhores locais da cidade para avistar, entre julho e novembro, as baleias-francas. Por isso, o hotel construiu dois observatórios com sofás, binóculos e luneta. Cansou de esperar as baleias? Então aproveite a piscina com hidromassagem.
POUSADA ILHA DO BATUTA
Pequena, tem quartos charmosos para até quatro pessoas, com saleta, cozinha e quarto. Perto da recepção, um café aberto ao público serve lanches e expressos. Há caiaques para passeios n lagoa e pranchas de stand up padle para empréstimo e sem custo.
RESTAURANTE
TARTARUGA