É uma das vilas mais antigas do Brasil, de 1504. E o casario colonial à beira da Baía da Babitonga, um dos últimos núcleos açorianos do país. Uma ilha extensa, São Chico abriga praias de paisagens distintas: Prainha é o point do surfe; Enseada e Ubatuba são urbanizadas, a Praia Grande preserva dunas e densa área de restinga. O Museu Nacional do Mar, referência no gênero, reúne embarcações de todo o litoral. Balsas para Vila da Glória (3473-1223), saídas entre 9h e 16h, e Joinville (3473-1223), saídas entre 6h20 e 21h40.
HOSPEDAGEM sugestão
POUSADA SOLAR DA BEIRA
Cama enfeitada com almofadões coloridos, bons lençóis e ar-condicionado novo denunciam o perfil cuidadoso da hospedagem. Todos os quartos estão em Casarão Histórico, cujo o 4º andar oferta bela vista para a Baía da Babitonga.
ZIBAMBA
RESTAURANTE
HARRY
ATRAÇÕES
museu
Reúne mais de 80 barcos brasileiros (canoas, jangadas, baleeiras e saveiros) e 286 miniaturas de embarcações de diferentes períodos da história. Os painéis recapitulam a história das navegações desde a antiguidade e prestam homenagem à tradição naval brasileira.
forte
FORTE MARECHAL LUZ
Na parte baixa ficam as instalações militares e peças antigas de artilharia. No mirante, há uma enorme trincheira, com canhões que apontam para o oceano e para a Ilha da Paz (ou do Farol).
praias
PRAIA GRANDE
Reta (com longos 18 km), é contornada por uma estrada de terra ladeada de dunas e densa restinga - é área de preservação do Parque Estadual do Acaraí. Deserta, tem aspecto selvagem - no extremo norte há algumas casas.
PRAINHA (DA SAUDADE)
Cercada por dois costões verdejantes, é uma das mais bonitas da ilha. Fortes correntezas formam boas ondas e atraem muitos surfistas.
PRAIA DA ENSEADA
Urbanizada, é a mais movimentada e com a melhor infraestrutura na ilha, com diversos bares e restaurantes na avenida da orla. Em forma de ferradura, tem 3 km de extensão e faixa larga de areia fina e clara.
PRAIA UBATUBA
Menos movimentada que a vizinha Enseada, tem as mesmas características de outra praia contígua, Itaguaçu. As três formam um único e extenso semicírculo.
PRAIA ITAGUAÇU
Separada de Ubatuba por um costão, abriga casas de veraneio. Da areia fina e batida da praia avista-se toda a orla até a Enseada. O mar, agitado e com ondas fortes, é bom para surfe.
PRAIA DO FORTE
Na Baía da Babitonga, tem águas calmas e extensa área de restinga. A atração local é o Forte Marechal Luz (1915), do qual, na parte mais alta, avista-se a Ilha da Paz (ou do Farol).
PRAIA CAPRI (PONTA DE CAPRI)
Sua paisagem costuma mudar de acordo com o movimento das águas da Baía da Babitonga, formando várias faixas de areia. Não conta com estrutura de quiosques e é ladeada por um condomínio com ruas arborizadas. Um canal entre as casas e a praia abriga embarcações do Iate Clube. A enseada do lado interno da ponta recebe o nome de Iperoba.
PRAIA DO ERVINO
Ao sul, depois do Canal do Linguado, tem 9 km quase sem construções. Ao norte, em direção à Praia Grande, casas de veraneio espalham-se por 5 km de orla, mas há pouca estrutura de serviços. Boa para pesca de arremesso. Acesso pelo km 14 da BR-280.
Nenhum comentário:
Postar um comentário